Marcelo de Carvalho,
sócio da Rede TV! explica, na Folha de hoje, o porque das agruras da imprensa a
ponto da quebra da Abril e do sufoco geral. Ele parte do impacto da Internet, e
do gigantesco investimento feito para digitalizar toda a mídia, que acabou se
concentrando na Vênus Platinada. Infelizmente a visão miópica do mercado já
descrita no artigo clássico "Miopia em Marketing" de Theodore Levitt
aconteceu novamente. Não seria difícil imaginar que a Internet chegaria à
comunicação instantânea, uma característica do imediatismo, da superficialidade
e da boataria que hoje domina as redes sociais deixando a mídia impressa tonta.
A imprensa nasceu para informar. Notícias? Sim, mas com profundidade, volume,
credibilidade. Para quem? Assinantes! Com artigos de fundo, autores
reconhecidos, não inúmeros blogueiros. A pergunta básica do artigo do Levitt
era "Qual é nosso negócio?" A resposta seria "notícia" – segmentada,
analisada, esclarecida e publicada em tempo para orientar o leitor, de
preferência assinante. Incompatível com a Internet. O mercado está carente
disso. A alternativa de recorrer aos comentaristas já não atende porque eles
não raciocinam mais, com programas de rádio, TV e blogs que tem o mesmo defeito
do imediatismo. A mídia errou ao tentar transformar seus produtos clássicos em
digitais, e agora ficar sem nem uma coisa nem outra. O certo teria sido criar
um segundo canal digital e manter o produto não digital com as características
originais tão valiosas. Talvez ainda haja tempo...
Enviado ao Estadão em 22/01/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário