terça-feira, 22 de janeiro de 2019

QUAL É NOSSO NEGÓCIO?

Marcelo de Carvalho, sócio da Rede TV! explica, na Folha de hoje, o porque das agruras da imprensa a ponto da quebra da Abril e do sufoco geral. Ele parte do impacto da Internet, e do gigantesco investimento feito para digitalizar toda a mídia, que acabou se concentrando na Vênus Platinada. Infelizmente a visão miópica do mercado já descrita no artigo clássico "Miopia em Marketing" de Theodore Levitt aconteceu novamente. Não seria difícil imaginar que a Internet chegaria à comunicação instantânea, uma característica do imediatismo, da superficialidade e da boataria que hoje domina as redes sociais deixando a mídia impressa tonta. A imprensa nasceu para informar. Notícias? Sim, mas com profundidade, volume, credibilidade. Para quem? Assinantes! Com artigos de fundo, autores reconhecidos, não inúmeros blogueiros. A pergunta básica do artigo do Levitt era "Qual é nosso negócio?" A resposta seria "notícia" – segmentada, analisada, esclarecida e publicada em tempo para orientar o leitor, de preferência assinante. Incompatível com a Internet. O mercado está carente disso. A alternativa de recorrer aos comentaristas já não atende porque eles não raciocinam mais, com programas de rádio, TV e blogs que tem o mesmo defeito do imediatismo. A mídia errou ao tentar transformar seus produtos clássicos em digitais, e agora ficar sem nem uma coisa nem outra. O certo teria sido criar um segundo canal digital e manter o produto não digital com as características originais tão valiosas. Talvez ainda haja tempo...

Gilberto Dib

Enviado ao Estadão em 22/01/2019

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