Pela maneira como são realizadas, divulgadas e
interpretadas pelos eleitores, as pesquisas são o maior fator de influência
eleitoral. Mais até que a propaganda obrigatória. Além disso há um risco sobre
a qualidade, uma vez que somente a última pesquisa divulgada antes do pleito
pode ser avaliada pela comparação com a totalidade real das urnas. Todas as
divulgações anteriores nem necessitam ter a qualidade esperada porque nunca
serão avaliadas. Como se viu, o resultado da mais importante votação no primeiro
turno foi muito diferente do que indicavam as pesquisas. Qual terá sido o
efeito de indução causado pelas pesquisas anteriores? Como agravante, as
pesquisas são divulgadas pela principal rede de TV com um cerimonial tal que
lhes confere uma importância muito maior do que a merecida. Até a fala sobre os
erros percentuais, em vez de alertar, pode estar aumentando a aura de
cientificidade enquanto os erros finais são de fato muito maiores... O efeito
indutor desse útil mas perigoso recurso necessita ser contido, já que as
pesquisas têm-se tornado mais um instrumento de seleção dos candidatos que de
informação.
Gilberto Dib
Enviado ao Estadão em 06/10/2014
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