segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O PERIGO DAS PESQUISAS

Pela maneira como são realizadas, divulgadas e interpretadas pelos eleitores, as pesquisas são o maior fator de influência eleitoral. Mais até que a propaganda obrigatória. Além disso há um risco sobre a qualidade, uma vez que somente a última pesquisa divulgada antes do pleito pode ser avaliada pela comparação com a totalidade real das urnas. Todas as divulgações anteriores nem necessitam ter a qualidade esperada porque nunca serão avaliadas. Como se viu, o resultado da mais importante votação no primeiro turno foi muito diferente do que indicavam as pesquisas. Qual terá sido o efeito de indução causado pelas pesquisas anteriores? Como agravante, as pesquisas são divulgadas pela principal rede de TV com um cerimonial tal que lhes confere uma importância muito maior do que a merecida. Até a fala sobre os erros percentuais, em vez de alertar, pode estar aumentando a aura de cientificidade enquanto os erros finais são de fato muito maiores... O efeito indutor desse útil mas perigoso recurso necessita ser contido, já que as pesquisas têm-se tornado mais um instrumento de seleção dos candidatos que de informação.


Gilberto Dib

Enviado ao Estadão em 06/10/2014

Nenhum comentário: