sábado, 30 de agosto de 2014

O AVANÇO DE MARINA

Poucos eleitores escolhem seus candidatos racionalmente, pelas competências necessárias. A maioria escolhe emocionalmente por empatia ou simpatia, dizendo "gosto" ou "não gosto" do candidato. O avanço de Marina nas pesquisas indica que a empatia do povo com ela é maior que com Dilma, ou Aécio. É necessário estimular o eleitor para mudar seu critério, passando a escolher um presidente como se escolhe um médico: não pela raça, cor, renda, beleza, naturalidade, time preferido, simpatia, corte de cabelo, religião, aspecto, voz etc., e sim pelo seu conhecimento, experiência e resultados do seu trabalho. Infelizmente a campanha institucional das eleições só enfatiza o "vote certo" mas não diz o que é isso. Cabe à propaganda dos melhores candidatos o trabalho de conscientização para que os eleitores os escolham pela competência, e melhorem a qualidade dos seus votos. É o caso de Aécio, o mais competente mas não o mais envolvente.


Gilberto Dib

Enviado ao Estadão em 29/08/2014

Nenhum comentário: